top of page

Aneurismas arteriais

Aneurisma da Aorta

Aneurisma da aorta é a dilatação deste segmento arterial. O local de comprometimento mais comum é a aorta no nível do abdômen. Porém, podem ocorrer aneurismas no tórax ou em outras localizações.

O aneurisma da aorta muita vezes não leva a sintomas. O diagnóstico é feito através de um exame de imagem simples, como o ultrassom abdominal ou a tomografia. Quando os aneurismas assintomáticos são grandes, eles devem ser operados.

O maior risco de uma aneurisma da aorta é sua ruptura. Nessa situação, ocorre sangramento para a cavidade abdominal ou torácica que muitas vezes é de difícil controle. O ideal é evitar a ruptura do aneurisma fazendo seu tratamento no momento adequado.

O tratamento é feito, na maioria das vezes, através do implante de endopróteses de aorta dentro do aneurisma para evitar sua ruptura. Trata-se de uma cirurgia de menor porte em relação à cirurgia aberta e que muitas vezes é feita por via percutânea, com cortes pequenos na região das virilhas.

A cirurgia aberta consiste na retirada do aneurisma e a reconstrução arterial. Em casos de anatomia complexas, a cirurgia deve ser feita para o tratamento seguro do aneurisma. 

bottom of page